A Semana do Livro e da Biblioteca, promovida pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano – IF Sertão-PE em formato virtual, precisou ser adiada depois que hackers invadiram a primeira noite de programação, na última segunda-feira (26). O ataque cibernético aconteceu durante a oficina "Uma noite com Clarice: crônicas de amor e amizade", que homenageia o centenário da escritora Clarice Lispector.
Devido à pandemia do novo coronavírus, muitas instituições têm promovido eventos ambientados em plataformas online, para manter o distanciamento social. Com isso, o número de crimes virtuais têm crescido. De acordo com o levantamento da empresa especialista em segurança digital Kaspesky, os ataques direcionados a ferramentas que permitem esse acesso remoto aumentaram 333% no Brasil, entre fevereiro e abril. “Redes sem certificação, roteadores abertos, maior volume de conexões na vizinhança, tudo isso pode se tornar portas de entradas para pessoas mal intencionadas”, alertou Carlos Sampaio, gerente de TI do Centro de Transformação Digital e Inovação (Cesar).
Por conta desse triste episódio, a Semana do Livro e da Biblioteca precisou ser adiada e em breve será informado as novas datas para a realização das oficinas, que continuarão online.